POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO E SUAS RELAÇÕES COM O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Coleção: SBEM – volume 16 (Biblioteca do Educador)

Ano: 2021

Organizadores:

Geraldo Eustáquio Moreira

Maria Isabel Ramalho Ortigão

Cátia Maria Machado da Costa Pereira

Editora: SBEM

Financiador: SBEM (Edital SBEM-DNE 03/2020)

Número de Páginas: 248 (PDF)

ISBN:978-65-87305-02-8

As políticas de avaliação e suas relações com o currículo de Matemática na Educação Básica

Geraldo Eustáquio Moreira; Maria Isabel Ramalho Ortigão e Cátia Maria Machado da Costa Pereira

Capítulo I – Os efeitos do Saeb 5EF na visão docente: Uma abordagem bibliométrica

Meire Nadja Meira de Souza

Capítulo II – Avaliação em larga escala e suas implicações no cotidiano escolar: O Saeb no 5º Ano do Ensino Fundamental

Ellen Michelle Barbosa de Moura; Joeanne Neves Fraz e Karla Vanessa Gomes dos Santos      

Capítulo III – A relação entre o aprendizado dos estudantes e seu desempenho no teste do Saeb 9EF Matemática: O que pensam os professores?

Cristina de Jesus Teixeira e Geraldo Eustáquio Moreira

Capítulo IV – Federalismo, Saeb e Currículo de Matemática

   Weberson Campos Ferreira

Capítulo V – Desempenho de estudantes de Ensino Fundamental de escolas públicas em matemática: o que os dados do Saeb 2017 nos revelam?

Carlos Augusto Aguilar Júnior, Maria Isabel Ramalho Ortigão e Maria José Costa dos Santos

Capítulo VI – O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e a BNCC: Uma abordagem sobre o letramento matemático

Ana Clédina Rodrigues Gomes e Valdineia Rodrigues Lima

Capítulo VII – Avaliação em larga escala na etapa de alfabetização: concepção e prática

             Cátia Maria Machado da Costa Pereira

Capítulo VIII – Por uma avaliação que considere a diversidade: Das cicatrizes às possibilidades

Elton de Andrade Viana e Ana Lucia Manrique

Capítulo IX – Avaliação em Larga Escala e o público-alvo da Educação Especial: Retrospectos do Saeb

Thiago Ferreira de Paiva e Paulo Vinícius Pereira de Lima

Capítulo X – Resultados brasilienses no Pisa sobre a área de Matemática (2006-2018): Concepções dos professores

Paulo Vinícius Pereira de Lima, Geraldo Eustáquio Moreira e Maria Isabel Ramalho Ortigão

Capítulo XI – O PISA e a avaliação do pensamento criativo: Implicações para o campo da Educação Matemática

Cleyton Hércules Gontijo e Mateus Gianni Fonseca

Capítulo XII – Avaliação Eletrônica (Computer-Based Assessment) do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa): Implicações para o ensino da Matemática

Lygianne Batista Vieira e Ana Carolina de Souza Dias

Agradecimentos

 Sobre os Organizadores

 Sobre os autores

 

AVALIAÇÃO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: PESQUISAS E DELINEAMENTOS

Coleção: SBEM – volume 15 (Biblioteca do Educador)

Ano: 2020

Organizadores

Maria Isabel Ramalho Ortigão

João Ricardo Viola dos Santos

Editora: SBEM

Financiador: SBEM

Número de Páginas:231 (880 Kb; PDF)

ISBN:978-65-87305-00-4

APRESENTAÇÃO

Maria Isabel Ramalho Ortigão (UERJ), João Ricardo Viola dos Santos (UFMS)

SOBRE OS AUTORES

Capítulo 1 –

ENTRE MEDOS, ESPERANÇAS E DESAMPAROS: POSSIBILIDADES DE RESISTÊNCIAS PARA PRÁTICAS AVALIATIVAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA 

João Ricardo Viola dos Santos (UFMS)

Capítulo 2 – PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO E DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Bruno Damien da Costa Paes Jürgensen (UNICAMP), Mara Regina Lemes de Sordi (UNICAMP)

Capítulo 3 – FICHAS DE AUTOAVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA – UM ESTUDO DE RESPOSTAS DE ALUNOS

Gabriel dos Santos e Silva (UEL), Regina Luzia Corio de Buriasco (UEL)

Capítulo 4 – DIRECIONANDO OLHARES PARA UM PROCESSO DE PRODUÇÃO DE SABERES DOCENTES SOBRE AVALIAÇÃO E ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA

Dayani Quero da Silva (UFMS), Jader Otavio Dalto (UTFP)

Capítulo 5 – ANÁLISE DE REPERTÓRIOS PROFISSIONAIS DO ENSINO DE MATEMÁTICA NO ÂMBITO DO SARESP

Juliana Silva de Andrade (UNESP), Jair Lopes Junior (UNESP)

Capítulo 6 – CONCEPÇÕES ACERCA DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM A PARTIR DOS INSTRUMENTOS UTILIZADOS

Renata Aparecida Viana (Colégio Estadual de Planalto), Roberta D’Angela Menduni Bortoloti (UESB)

Capítulo 7 – PROVA-ESCRITA-COM-COLA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

Cristiano Forster (UEL), Regina Luzia Corio de Buriasco (UEL)

Capítulo 8 – UMA EXPERIÊNCIA COM A COLA EM UMA PROVA-ESCRITA-EM-FASES

Juliana Alves de Souza (UFMS), Regina Luzia Corio de Buriasco (UEL)

Capítulo 9 – UMA EXPERIÊNCIA COM A PROVA-ESCRITA-EM-FASES DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Diego Barboza Prestes (UEL), Magna Natalia Marin Pires (UEL)

Capítulo 10 – MULTICORREÇÃO DE PROVAS DE MATEMÁTICA: DISCREPÂNCIAS ENTRE CORRETORES

Rafael Filipe Novôa Vaz (IFRJ; PEMAT/UFRJ), Lilian Nasser (Projeto Fundão/UFRJ)

Capítulo 11 – PISA – O QUE SE AVALIA EM MATEMÁTICA?

Maria Isabel Ramalho Ortigão (UERJ)

Capítulo 12 – REESCREVENDO ITENS DE MATEMÁTICA DO ENEM UTILIZANDO A TEORIA DA CARGA COGNITIVA

Emiliano Augusto Chagas (IF-SP), Mauricio Urban Kleinke (UNICAMP)

Capítulo 13 – ANÁLISE DE RISCO DE REPROVAÇÃO A PARTIR DOS DADOS DO SAEB 2015 – ALGUMAS EVIDÊNCIAS

Carlos Augusto Aguilar Júnior (UFF), Maria Isabel Ramalho Ortigão (UERJ)

AVALIAR PARA APRENDER NO BRASIL E EM PORTUGAL: perspectivas teóricas, práticas e de desenvolvimento

Série Temas em Currículo, Docência e Avaliação – Volume 6

Ano: 2019

Organizadores

Maria Isabel Ramalho Ortigão

Domingos Fernandes

Talita Vidal Pereira

Leonor Santos

Coordenadores da Série

Alice Casimiro Lopes – Elizabeth Macedo

 

Editora: CRV

Financiador: FAPERJ 

Número de Páginas: 278

ISBN:978-85-444-3463-5

DOI: 10.24824/978854443463.5

SUMÁRIO:

APRESENTAÇÃO

Maria Isabel Ramalho Ortigão

Domingos Fernandes

Talita Vidal Pereira

Leonor Santos

DISCUSSÃO DE QUESTÕES ESSENCIAIS

Avaliação formativa: uma prática para a aprendizagem

Jorge Pinto

 

Da avaliação da aprendizagem à avaliação para as aprendizagens em documentos da rede pública de ensino do Distrito Federal

Benigna Maria de Freitas Villas Boas e Sílvia Lúcia Soares

 

Avaliação em debate com futuros pedagogos: lembranças da trajetória escolar

Maria Isabel Ramalho Ortigão, Renata Leite de Oliveira e Graciane de Souza Rocha Volotão

 

Avaliação de aprendizagens no ensino superior: um perfil por professores em formação continuada

Isabel Cristina Rodrigues de Lucena e Franciney Carvalho Palheta

 

Avaliação educacional: uma análise das políticas de avaliação na Educação Básica no Brasil

Assis Leão da Silva e Alfredo Macedo Gomes

 

Ambivalências do discurso sobre a (não) aprendizagem das crianças

Maria Teresa Esteban

 

CONTRIBUTOS PARA A CONSTRUÇÃO TEÓRICA

 

Para um enquadramento teórico da avaliação formativa e da avaliação sumativa das aprendizagens escolares

Domingos Fernandes

 

Reflexões em torno da avaliação pedagógica

Leonor Santos

 

Reflexões em torno da avaliação pedagógica

Carlos Manuel Folgado Barreira

 

Avaliação das (para as) aprendizagens das questões teóricas às práticas de sala de aula

António Borralho, Marília Cid e Isabel Fialho

 

PERSPECTIVAS PARA UMA AMPLIAÇÃO DO CAMPO

 

Para reatualizar a sociologia da avaliação

Almerindo Janela Afonso

 

(Des)sedimentar sentidos de avaliação para possibilitar processos de avaliação mais justos e responsáveis

Talita Vidal Pereira

POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO, CURRÍCULO E QUALIDADE: DIÁLOGOS SOBRE O PISA

 

Ano: 2018

 

Organizadora

Maria Isabel Ramalho Ortigão

 

Editora: CRV

Financiador: Faperj 

Número de Páginas: 268

ISBN:978-85-444-2369-1
DOI: 10.24824/978854442369.1

SUMÁRIO:

APRESENTAÇÃO – Diálogos sobre o Pisa

Maria Isabel Ramalho Ortigão

 

A PROVA PISA: IDEALIZAÇÃO, CIDADANIA GLOBAL, IMPOSIÇÃO CULTURAL E AUSÊNCIA DE IMPACTO PEDAGÓGICO DIDÁTICO

Ángel Díaz-Barriga

 

PARA COMPREENDER O DESEMPENHO DOS ALUNOS PORTUGUESES NO PISA (2000-2015)

Domingos Fernandes

Conceição Gonçalves

 

TRANSFORMAR A AVALIAÇÃO ATRAVÉS DO PISA: O PROJETO GAPPISA

Esperanza Mejías Macías

Carles Monereo Font

 

MÉTODOS E CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS COMO DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO

Rosa Maria Corrêa das Neves

Siomara Borba

 

O PISA COMO ESTRATÉGIA POLÍTICA NEOLIBERAL PRODUTORA DE PERFORMATIVIDADE NA EDUCAÇÃO

Antonia Alves Pereira Silva

 

REPETÊNCIA E EQUIDADE EM EDUCAÇÃO NO BRASIL: REFLEXÕES A PARTIR DO PISA 2015

Daniel Abud Seabra Matos

Luciano Campos da Silva

Maria Eugénia Ferrão

 

PISA 2012: UMA ANÁLISE DOS ITENS DE MATEMÁTICA

Maria Isabel Ramalho Ortigão

 

LETRAMENTO CIENTÍFICO NO PISA

Andriele Ferreira Muri

 

A AVALIAÇÃO EM CIÊNCIAS NO PISA

Talita Vidal Pereira

Renata Leite de Oliveira

 

ITENS DE CIÊNCIAS NO PISA: INTERPRETAÇÕES

Marcelo S.O. Massunaga

Gustavo Rubini 

Marta F. Barroso

 

DESEMPENHO DOS ESTUDANTES BRASILEIROS EM MATEMÁTICA NO PISA EM 2012 E 2015

António Fernando Zucula

Carlos Augusto Aguilar Junior

Guilherme Pereira Stribel

 

PISA 2015: ANÁLISES E REFLEXÕES SOBRE O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES CEARENSES

Maria José Costa dos Santos

 

DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA DAS ESCOLAS, DESIGUALDADE DE OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEM E DESEMPENHO EM MATEMÁTICA NO PISA 2012

Glauco da Silva Aguiar

ABORDAGENS TEÓRICAS E METODOLÓGICAS NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Ano: 2018

Organizadoras:

Andréia Maria Pereira de Oliveira 

Maria Isabel Ramalho Ortigão

Editora

SBEM – Sociedade Brasileira de Educação Matemática

Coleção SBEM / volume 13

Financiador:

SBEM – Sociedade Brasileira de Educação Matemática

Número de Páginas: 320

ISBN: 978-85-98092-55-3

SUMÁRIO:

Apresentação

Andréia Maria Pereira de Oliveira e Maria Isabel Ramalho Ortigão

 

Prefácio

Maria Aparecida Viggiani Bicudo 

 

Capítulo 1 Abordagens teóricas e metodológicas na Educação Matemática: aproximações e distanciamentos 

Jonei Cerqueira Barbosa 

 

Capítulo 2 História Oral e Hermenêutica de Profundidade: referenciais e exercícios de um grupo de pesquisa 

Heloisa da Silva, Antonio Vicente Marafioti Garnica e Maria Ednéia Martins Salandim 

 

Capítulo 3 As matemáticas na formação de professores e no ensino: investigações sobre a trajetória de um saber profissional 

Wagner Rodrigues Valente, Luciane de Fatima Bertini e Rosilda dos Santos Morais 

 

Capítulo 4 As narrativas como metodologia e fonte de dados na pesquisa em Educação Matemática

Grupo de Pesquisa HIFOPEM 

 

Capítulo 5 Grupo de pesquisa em Educação Matemática na abordagem de construção compartilhada de conhecimentos 

Renata Prenstteter Gama e Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama 

 

Capítulo 6 Fotografando tartarugas em um ambiente virtual: o interacionismo simbólico no foco 

Marcelo Almeida Bairral 

 

Capítulo 7 A pesquisa em Educação Matemática: a investigação da atividade pedagógica a partir da teoria histórico-cultural 

Elaine Sampaio Araújo, Wellington Lima Cedro, Silvia Pereira Gonzaga Moraes, Carolina Picchetti Nascimento, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes e Manoel Oriosvaldo de Moura Sumário 

 

Capítulo 8 Das generalidades às especificidades do conhecimento do professor que ensina Matemática: metodologias na conceitualização (entender e desenvolver) do conhecimento interpretativo 

Miguel Ribeiro 

 

Capítulo 9 Laboratório de Práticas Matemáticas para o Ensino 

Victor Giraldo, Wellerson Quintaneiro, Bruna Moustapha, Diego Matos, Lucas Melo, Fábio Menezes, Ulisses Dias, Cleber Costa Neto, Letícia Rangel, Adriana Cavalcanti, Fabiana Andrade, Vinícius Mano e Marcela Caetano 

 

Capítulo 10 Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática – GEM: das Narrativas de Formação à Pesquisa Narrativa 

Cármen Lúcia Brancaglion Passos, Mauro Carlos Romanatto, Rosa Maria Morais Anunciato, Ana Paula Gestoso de Souza, Michela Tuchapeski da Silva, Américo Junior da Silva Nunes, Everaldo Gomes Leandro, Flávia Cristina Figueiredo Coura, Lívia de Oliveira Vasconcelos, Maria Teresa Fernandino Evangelista e Talita Fernanda de Souza 

 

Capítulo 11 Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação de Professores de Matemática e as Revisões Sistemáticas 

Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação de Professores de Matemática – GEPFPM 

 

Capítulo 12 Tessituras teórico-metodológicas em uma perspectiva investigativa na Educação Matemática: da construção da concepção de Cyberformação com professores de matemática a futuros horizontes 

Maurício Rosa 

 

Capítulo 13 Pesquisar em travessias: entre modos e fluxos esquizos, educações matemáticas 

Sônia Maria Clareto, Margareth Sacramento Rotondo e Giovani Cammarota 

 

Capítulo 14 O cravo de Diderot e as novas políticas educacionais: um diálogo com as luzes em uma nova época de trevas 

Antonio Miguel

EDUCAÇÃO NAS PERIFERIAS URBANAS

Coleção: SBEM – volume 15 (Biblioteca do Educador)

Ano: 2011

Organizadora

Maria Isabel Ramalho Ortigão

Editora: 7 Letras

Financiador: Faperj/Edital APQ-3

Número de Páginas: 320

ISBN:  978-857577-824-1

SUMÁRIO:

 

APRESENTAÇÃO

Maria Isabel Ramalho Ortigão

 

1 – Novas formas de política e de afeto em um curso pré-vestibular comunitário 

Marcelo Duarte de Almeida 

Henrique Garcia Sobreira 

 

2 – Critérios de escolha do livro didático de Matemática: a experiência de escolas municipais de Nova Iguaçu 

Islene da Conceição Freitas 

Maria Isabel Ramalho Ortigão 

 

3 – Representações sobre religiões afro-brasileiras na formação de professores 

Luís Cláudio de Oliveira 

Henrique Garcia Sobreira 

 

4 – Do professor eterno ao complexo docente 

Waleska Rodrigues Costa 

Henrique Garcia Sobreira 

5 – Representação social da autonomia docente: o que pensam os professores de Duque de Caxias? 

Ana Lucia Sá Diniz 

Sonia Regina Mendes 

 

6 – A construção do Plano Municipal de Educação em Volta Redonda 

Bruno Brandão Augusto 

Dinair Leal da Hora 

 

7 – A gestão de escolas públicas urbanas nas capitais brasileiras no SAEB 2003 relacionada com a proficiência média em matemática dos alunos do 5º ano de escolaridade. 

Hebe Brito 

Maria Isabel Ramalho Ortigão 

 

8 – Formação e prática democráticas: o que dizem os egressos do Progestão Rio de Janeiro 

Valéria Argolo Figueredo 

Dinair leal da hora 

 

9 – Financiamento e Participação Democrática na Educação: o Programa Dinheiro Direto na Escola 

Luciane da Silva Nascimento 

Dinair Leal da Hora 

 

10 – O Departamento Geral de Ações sócio-educativas (DEGASE) e os adolescentes em conflito com a lei: discurso e processos identitários 

André Gonçalves 

Sônia Regina Mendes dos Santos 

 

11 – Educação para quê? 

Ricardo José de Moura 

Mauro José Sá Rego Costa 

 

12 – Educação sexual nos espaços de sociabilidade: é possível uma proposta de formação afetiva e sexual para os jovens? 

Lisis Fernandes Brito de Oliveira 

Sônia Regina Mendes dos Santos 

13 – TV Maxambomba: processos de singularização 

Noale de Oliveira Toja 

Mauro José Sá Rego Costa 

 

14 – Do estado de poesia à ruptura: o Movimento Modernista, o ideário de cultura brasileira e a política pública de proteção do patrimônio cultural 

Raquel Medeiros 

Maurício Rocha 

 

15 – A concepção da Genealogia nietzscheana como a gênese do Pré-Figurativo de Koellreutte 

Pedro de Albuquerque Araujo 

Maurício Rocha 

 

16 – Educação, trabalho e saúde: a formação dos agentes comunitários de saúde de Duque de Caxias-RJ. 

Fábio Araújo de Souza 

Isabel Brasil Pereira