Coleção: SBEM – volume 16 (Biblioteca do Educador)
Ano: 2021
Organizadores:
Geraldo Eustáquio Moreira
Maria Isabel Ramalho Ortigão
Cátia Maria Machado da Costa Pereira
Editora: SBEM
Financiador: SBEM (Edital SBEM-DNE 03/2020)
Número de Páginas: 248 (PDF)
ISBN:978-65-87305-02-8
As políticas de avaliação e suas relações com o currículo de Matemática na Educação Básica
Geraldo Eustáquio Moreira; Maria Isabel Ramalho Ortigão e Cátia Maria Machado da Costa Pereira
Capítulo I – Os efeitos do Saeb 5EF na visão docente: Uma abordagem bibliométrica
Meire Nadja Meira de Souza
Capítulo II – Avaliação em larga escala e suas implicações no cotidiano escolar: O Saeb no 5º Ano do Ensino Fundamental
Ellen Michelle Barbosa de Moura; Joeanne Neves Fraz e Karla Vanessa Gomes dos Santos
Capítulo III – A relação entre o aprendizado dos estudantes e seu desempenho no teste do Saeb 9EF Matemática: O que pensam os professores?
Cristina de Jesus Teixeira e Geraldo Eustáquio Moreira
Capítulo IV – Federalismo, Saeb e Currículo de Matemática
Weberson Campos Ferreira
Capítulo V – Desempenho de estudantes de Ensino Fundamental de escolas públicas em matemática: o que os dados do Saeb 2017 nos revelam?
Carlos Augusto Aguilar Júnior, Maria Isabel Ramalho Ortigão e Maria José Costa dos Santos
Capítulo VI – O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e a BNCC: Uma abordagem sobre o letramento matemático
Ana Clédina Rodrigues Gomes e Valdineia Rodrigues Lima
Capítulo VII – Avaliação em larga escala na etapa de alfabetização: concepção e prática
Cátia Maria Machado da Costa Pereira
Capítulo VIII – Por uma avaliação que considere a diversidade: Das cicatrizes às possibilidades
Elton de Andrade Viana e Ana Lucia Manrique
Capítulo IX – Avaliação em Larga Escala e o público-alvo da Educação Especial: Retrospectos do Saeb
Thiago Ferreira de Paiva e Paulo Vinícius Pereira de Lima
Capítulo X – Resultados brasilienses no Pisa sobre a área de Matemática (2006-2018): Concepções dos professores
Paulo Vinícius Pereira de Lima, Geraldo Eustáquio Moreira e Maria Isabel Ramalho Ortigão
Capítulo XI – O PISA e a avaliação do pensamento criativo: Implicações para o campo da Educação Matemática
Cleyton Hércules Gontijo e Mateus Gianni Fonseca
Capítulo XII – Avaliação Eletrônica (Computer-Based Assessment) do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa): Implicações para o ensino da Matemática
Lygianne Batista Vieira e Ana Carolina de Souza Dias
Agradecimentos
Sobre os Organizadores
Sobre os autores
Coleção: SBEM – volume 15 (Biblioteca do Educador)
Ano: 2020
Organizadores:
Maria Isabel Ramalho Ortigão
João Ricardo Viola dos Santos
Editora: SBEM
Financiador: SBEM
Número de Páginas:231 (880 Kb; PDF)
ISBN:978-65-87305-00-4
APRESENTAÇÃO
Maria Isabel Ramalho Ortigão (UERJ), João Ricardo Viola dos Santos (UFMS)
SOBRE OS AUTORES
Capítulo 1 –
ENTRE MEDOS, ESPERANÇAS E DESAMPAROS: POSSIBILIDADES DE RESISTÊNCIAS PARA PRÁTICAS AVALIATIVAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
João Ricardo Viola dos Santos (UFMS)
Capítulo 2 – PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO E DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Bruno Damien da Costa Paes Jürgensen (UNICAMP), Mara Regina Lemes de Sordi (UNICAMP)
Capítulo 3 – FICHAS DE AUTOAVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA – UM ESTUDO DE RESPOSTAS DE ALUNOS
Gabriel dos Santos e Silva (UEL), Regina Luzia Corio de Buriasco (UEL)
Capítulo 4 – DIRECIONANDO OLHARES PARA UM PROCESSO DE PRODUÇÃO DE SABERES DOCENTES SOBRE AVALIAÇÃO E ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA
Dayani Quero da Silva (UFMS), Jader Otavio Dalto (UTFP)
Capítulo 5 – ANÁLISE DE REPERTÓRIOS PROFISSIONAIS DO ENSINO DE MATEMÁTICA NO ÂMBITO DO SARESP
Juliana Silva de Andrade (UNESP), Jair Lopes Junior (UNESP)
Capítulo 6 – CONCEPÇÕES ACERCA DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM A PARTIR DOS INSTRUMENTOS UTILIZADOS
Renata Aparecida Viana (Colégio Estadual de Planalto), Roberta D’Angela Menduni Bortoloti (UESB)
Capítulo 7 – PROVA-ESCRITA-COM-COLA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
Cristiano Forster (UEL), Regina Luzia Corio de Buriasco (UEL)
Capítulo 8 – UMA EXPERIÊNCIA COM A COLA EM UMA PROVA-ESCRITA-EM-FASES
Juliana Alves de Souza (UFMS), Regina Luzia Corio de Buriasco (UEL)
Capítulo 9 – UMA EXPERIÊNCIA COM A PROVA-ESCRITA-EM-FASES DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Diego Barboza Prestes (UEL), Magna Natalia Marin Pires (UEL)
Capítulo 10 – MULTICORREÇÃO DE PROVAS DE MATEMÁTICA: DISCREPÂNCIAS ENTRE CORRETORES
Rafael Filipe Novôa Vaz (IFRJ; PEMAT/UFRJ), Lilian Nasser (Projeto Fundão/UFRJ)
Capítulo 11 – PISA – O QUE SE AVALIA EM MATEMÁTICA?
Maria Isabel Ramalho Ortigão (UERJ)
Capítulo 12 – REESCREVENDO ITENS DE MATEMÁTICA DO ENEM UTILIZANDO A TEORIA DA CARGA COGNITIVA
Emiliano Augusto Chagas (IF-SP), Mauricio Urban Kleinke (UNICAMP)
Capítulo 13 – ANÁLISE DE RISCO DE REPROVAÇÃO A PARTIR DOS DADOS DO SAEB 2015 – ALGUMAS EVIDÊNCIAS
Carlos Augusto Aguilar Júnior (UFF), Maria Isabel Ramalho Ortigão (UERJ)
Série Temas em Currículo, Docência e Avaliação – Volume 6
Ano: 2019
Organizadores:
Maria Isabel Ramalho Ortigão
Domingos Fernandes
Talita Vidal Pereira
Leonor Santos
Coordenadores da Série
Alice Casimiro Lopes – Elizabeth Macedo
Editora: CRV
Financiador: FAPERJ
Número de Páginas: 278
ISBN:978-85-444-3463-5
DOI: 10.24824/978854443463.5
SUMÁRIO:
APRESENTAÇÃO
Maria Isabel Ramalho Ortigão
Domingos Fernandes
Talita Vidal Pereira
Leonor Santos
DISCUSSÃO DE QUESTÕES ESSENCIAIS
Avaliação formativa: uma prática para a aprendizagem
Jorge Pinto
Da avaliação da aprendizagem à avaliação para as aprendizagens em documentos da rede pública de ensino do Distrito Federal
Benigna Maria de Freitas Villas Boas e Sílvia Lúcia Soares
Avaliação em debate com futuros pedagogos: lembranças da trajetória escolar
Maria Isabel Ramalho Ortigão, Renata Leite de Oliveira e Graciane de Souza Rocha Volotão
Avaliação de aprendizagens no ensino superior: um perfil por professores em formação continuada
Isabel Cristina Rodrigues de Lucena e Franciney Carvalho Palheta
Avaliação educacional: uma análise das políticas de avaliação na Educação Básica no Brasil
Assis Leão da Silva e Alfredo Macedo Gomes
Ambivalências do discurso sobre a (não) aprendizagem das crianças
Maria Teresa Esteban
CONTRIBUTOS PARA A CONSTRUÇÃO TEÓRICA
Para um enquadramento teórico da avaliação formativa e da avaliação sumativa das aprendizagens escolares
Domingos Fernandes
Reflexões em torno da avaliação pedagógica
Leonor Santos
Reflexões em torno da avaliação pedagógica
Carlos Manuel Folgado Barreira
Avaliação das (para as) aprendizagens das questões teóricas às práticas de sala de aula
António Borralho, Marília Cid e Isabel Fialho
PERSPECTIVAS PARA UMA AMPLIAÇÃO DO CAMPO
Para reatualizar a sociologia da avaliação
Almerindo Janela Afonso
(Des)sedimentar sentidos de avaliação para possibilitar processos de avaliação mais justos e responsáveis
Talita Vidal Pereira
Ano: 2018
Organizadora:
Maria Isabel Ramalho Ortigão
Editora: CRV
Financiador: Faperj
Número de Páginas: 268
ISBN:978-85-444-2369-1
DOI: 10.24824/978854442369.1
SUMÁRIO:
APRESENTAÇÃO – Diálogos sobre o Pisa
Maria Isabel Ramalho Ortigão
A PROVA PISA: IDEALIZAÇÃO, CIDADANIA GLOBAL, IMPOSIÇÃO CULTURAL E AUSÊNCIA DE IMPACTO PEDAGÓGICO DIDÁTICO
Ángel Díaz-Barriga
PARA COMPREENDER O DESEMPENHO DOS ALUNOS PORTUGUESES NO PISA (2000-2015)
Domingos Fernandes
Conceição Gonçalves
TRANSFORMAR A AVALIAÇÃO ATRAVÉS DO PISA: O PROJETO GAPPISA
Esperanza Mejías Macías
Carles Monereo Font
MÉTODOS E CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS COMO DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO
Rosa Maria Corrêa das Neves
Siomara Borba
O PISA COMO ESTRATÉGIA POLÍTICA NEOLIBERAL PRODUTORA DE PERFORMATIVIDADE NA EDUCAÇÃO
Antonia Alves Pereira Silva
REPETÊNCIA E EQUIDADE EM EDUCAÇÃO NO BRASIL: REFLEXÕES A PARTIR DO PISA 2015
Daniel Abud Seabra Matos
Luciano Campos da Silva
Maria Eugénia Ferrão
PISA 2012: UMA ANÁLISE DOS ITENS DE MATEMÁTICA
Maria Isabel Ramalho Ortigão
LETRAMENTO CIENTÍFICO NO PISA
Andriele Ferreira Muri
A AVALIAÇÃO EM CIÊNCIAS NO PISA
Talita Vidal Pereira
Renata Leite de Oliveira
ITENS DE CIÊNCIAS NO PISA: INTERPRETAÇÕES
Marcelo S.O. Massunaga
Gustavo Rubini
Marta F. Barroso
DESEMPENHO DOS ESTUDANTES BRASILEIROS EM MATEMÁTICA NO PISA EM 2012 E 2015
António Fernando Zucula
Carlos Augusto Aguilar Junior
Guilherme Pereira Stribel
PISA 2015: ANÁLISES E REFLEXÕES SOBRE O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES CEARENSES
Maria José Costa dos Santos
DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA DAS ESCOLAS, DESIGUALDADE DE OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEM E DESEMPENHO EM MATEMÁTICA NO PISA 2012
Glauco da Silva Aguiar
Ano: 2018
Organizadoras:
Andréia Maria Pereira de Oliveira
Maria Isabel Ramalho Ortigão
Editora:
SBEM – Sociedade Brasileira de Educação Matemática
Coleção SBEM / volume 13
Financiador:
SBEM – Sociedade Brasileira de Educação Matemática
Número de Páginas: 320
ISBN: 978-85-98092-55-3
SUMÁRIO:
Apresentação
Andréia Maria Pereira de Oliveira e Maria Isabel Ramalho Ortigão
Prefácio
Maria Aparecida Viggiani Bicudo
Capítulo 1 Abordagens teóricas e metodológicas na Educação Matemática: aproximações e distanciamentos
Jonei Cerqueira Barbosa
Capítulo 2 História Oral e Hermenêutica de Profundidade: referenciais e exercícios de um grupo de pesquisa
Heloisa da Silva, Antonio Vicente Marafioti Garnica e Maria Ednéia Martins Salandim
Capítulo 3 As matemáticas na formação de professores e no ensino: investigações sobre a trajetória de um saber profissional
Wagner Rodrigues Valente, Luciane de Fatima Bertini e Rosilda dos Santos Morais
Capítulo 4 As narrativas como metodologia e fonte de dados na pesquisa em Educação Matemática
Grupo de Pesquisa HIFOPEM
Capítulo 5 Grupo de pesquisa em Educação Matemática na abordagem de construção compartilhada de conhecimentos
Renata Prenstteter Gama e Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama
Capítulo 6 Fotografando tartarugas em um ambiente virtual: o interacionismo simbólico no foco
Marcelo Almeida Bairral
Capítulo 7 A pesquisa em Educação Matemática: a investigação da atividade pedagógica a partir da teoria histórico-cultural
Elaine Sampaio Araújo, Wellington Lima Cedro, Silvia Pereira Gonzaga Moraes, Carolina Picchetti Nascimento, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes e Manoel Oriosvaldo de Moura Sumário
Capítulo 8 Das generalidades às especificidades do conhecimento do professor que ensina Matemática: metodologias na conceitualização (entender e desenvolver) do conhecimento interpretativo
Miguel Ribeiro
Capítulo 9 Laboratório de Práticas Matemáticas para o Ensino
Victor Giraldo, Wellerson Quintaneiro, Bruna Moustapha, Diego Matos, Lucas Melo, Fábio Menezes, Ulisses Dias, Cleber Costa Neto, Letícia Rangel, Adriana Cavalcanti, Fabiana Andrade, Vinícius Mano e Marcela Caetano
Capítulo 10 Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática – GEM: das Narrativas de Formação à Pesquisa Narrativa
Cármen Lúcia Brancaglion Passos, Mauro Carlos Romanatto, Rosa Maria Morais Anunciato, Ana Paula Gestoso de Souza, Michela Tuchapeski da Silva, Américo Junior da Silva Nunes, Everaldo Gomes Leandro, Flávia Cristina Figueiredo Coura, Lívia de Oliveira Vasconcelos, Maria Teresa Fernandino Evangelista e Talita Fernanda de Souza
Capítulo 11 Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação de Professores de Matemática e as Revisões Sistemáticas
Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação de Professores de Matemática – GEPFPM
Capítulo 12 Tessituras teórico-metodológicas em uma perspectiva investigativa na Educação Matemática: da construção da concepção de Cyberformação com professores de matemática a futuros horizontes
Maurício Rosa
Capítulo 13 Pesquisar em travessias: entre modos e fluxos esquizos, educações matemáticas
Sônia Maria Clareto, Margareth Sacramento Rotondo e Giovani Cammarota
Capítulo 14 O cravo de Diderot e as novas políticas educacionais: um diálogo com as luzes em uma nova época de trevas
Antonio Miguel
Coleção: SBEM – volume 15 (Biblioteca do Educador)
Ano: 2011
Organizadora:
Maria Isabel Ramalho Ortigão
Editora: 7 Letras
Financiador: Faperj/Edital APQ-3
Número de Páginas: 320
ISBN: 978-857577-824-1
SUMÁRIO:
APRESENTAÇÃO
Maria Isabel Ramalho Ortigão
1 – Novas formas de política e de afeto em um curso pré-vestibular comunitário
Marcelo Duarte de Almeida
Henrique Garcia Sobreira
2 – Critérios de escolha do livro didático de Matemática: a experiência de escolas municipais de Nova Iguaçu
Islene da Conceição Freitas
Maria Isabel Ramalho Ortigão
3 – Representações sobre religiões afro-brasileiras na formação de professores
Luís Cláudio de Oliveira
Henrique Garcia Sobreira
4 – Do professor eterno ao complexo docente
Waleska Rodrigues Costa
Henrique Garcia Sobreira
5 – Representação social da autonomia docente: o que pensam os professores de Duque de Caxias?
Ana Lucia Sá Diniz
Sonia Regina Mendes
6 – A construção do Plano Municipal de Educação em Volta Redonda
Bruno Brandão Augusto
Dinair Leal da Hora
7 – A gestão de escolas públicas urbanas nas capitais brasileiras no SAEB 2003 relacionada com a proficiência média em matemática dos alunos do 5º ano de escolaridade.
Hebe Brito
Maria Isabel Ramalho Ortigão
8 – Formação e prática democráticas: o que dizem os egressos do Progestão Rio de Janeiro
Valéria Argolo Figueredo
Dinair leal da hora
9 – Financiamento e Participação Democrática na Educação: o Programa Dinheiro Direto na Escola
Luciane da Silva Nascimento
Dinair Leal da Hora
10 – O Departamento Geral de Ações sócio-educativas (DEGASE) e os adolescentes em conflito com a lei: discurso e processos identitários
André Gonçalves
Sônia Regina Mendes dos Santos
11 – Educação para quê?
Ricardo José de Moura
Mauro José Sá Rego Costa
12 – Educação sexual nos espaços de sociabilidade: é possível uma proposta de formação afetiva e sexual para os jovens?
Lisis Fernandes Brito de Oliveira
Sônia Regina Mendes dos Santos
13 – TV Maxambomba: processos de singularização
Noale de Oliveira Toja
Mauro José Sá Rego Costa
14 – Do estado de poesia à ruptura: o Movimento Modernista, o ideário de cultura brasileira e a política pública de proteção do patrimônio cultural
Raquel Medeiros
Maurício Rocha
15 – A concepção da Genealogia nietzscheana como a gênese do Pré-Figurativo de Koellreutte
Pedro de Albuquerque Araujo
Maurício Rocha
16 – Educação, trabalho e saúde: a formação dos agentes comunitários de saúde de Duque de Caxias-RJ.
Fábio Araújo de Souza
Isabel Brasil Pereira