Participantes

Antonia Alves Pereira Silva

Maria Isabel Ramalho Ortigão

Viviane Chaves Tibães

Antônio Fernando Zucula

Vera Lúcia Rangel de Souza

Carlos Augusto

Graciane de Souza Rocha Volotão

Renata Leite de Oliveira

Guilherme Pereira Stribel

Karina Daniel

Renan Medeiros

Paulo Sérgio Ribeiro da Silva

Geraldo Eustáquio Moreira

Maria José Costa dos Santos (Mazzé)

Phelipe Martins da Silva

Lorrayne da Silva Olício

Jessica Machado de Sena e Silva

Antonia Alves Pereira Silva

Doutora em Educação (UERJ, 2019). Mestre em Educação pelo IPLAC/UESPI. Graduada em Pedagogia pela UFPI. Professora Adjunta I DE da Universidade Estadual do Piauí. Atua e pesquisa na área de formação de professores - Curso de Pedagogia; políticas de formação docente e gestão escolar.

Maria Isabel Ramalho Ortigão

Doutora em Educação (PUC-Rio, 2005), com pós-doutorado em Avaliação Educacional pela Universidade de Lisboa (Bolsa Capes/PrInt/UERJ). É professora titular da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) do Programa de Pós-graduação em Educação (ProPEd/UERJ). É Bolsista de Produtividade do CNPq (2020), Cientista do Nosso Estado/FAPERJ (2019) e bolsista Procientista/UERJ. Entre 2011 e 2019 foi pesquisadora Jovem Cientista do Nosso Estado – FAPERJ. Atuou como coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação (ProPEd) de julho de 2017 a julho de 2019. Entre 2006 e 2016 foi professora adjunto da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/UERJ) e atuou como coordenadora do PPG Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas de março de 2010 a abril de 2013. Atuou como vice coordenadora do Fórum Sudeste de Programas de Pós-graduação em Educação em 2017-2019. Foi coordenadora do GT Avaliação e Educação Matemática (GT8) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) entre 2012 e 2018 e vice coordenadora do GT Educação Matemática (GT 19) da ANPEd – Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação. Atuou na direção executiva da Regional Rio de Janeiro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) entre 2007 e 2012. Atua como avaliadora Ad hoc em periódicos qualificados das áreas Educação e Educação Matemática. Foi docente na Educação Básica entre 1976 e 2002.

Research ID: orcid.org/0000-0001-7269-592X

Viviane Chaves Tibães

Mestre em Educação (ProPed/UERJ, 2021). Licenciada em Pedagogia e Letras pela UERJ, Especializada em Gestão e Indicadores Educacionais pela PUC Rio, Gestão Escolar: Administração, Orientação Pedagógica e Orientação Educacional  e Ensino de Língua Portuguesa pela Cândido Mendes. Orientanda de pesquisa sob o título "Políticas de Avaliação em interface com as turmas de Correção de Fluxo no município do Rio de Janeiro". Atuante na Equipe da Gerência de Educação da 4º CRE e Responsável pelo Gerenciamento do Projeto de Desenvolvimento das Políticas de Avaliação e Acompanhamento das Unidades Escolares do Município de Duque de Caxias. Orientadora de Aprendizagem do Curso de Especialização em Gestão Estratégica de Investimentos na Educação Básica pela ENSP- FIOCRUZ e Orientadora do Curso de Especialização em Educação Inclusiva pela UFABC.

Antônio Fernando Zucula

Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Brasil - 2018. Mestre em Educação em Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Moçambique - 2012. Graduado em ensino de Matemática/Física pela universidade Pedagógica (UP), Moçambique - 2003. Professor Auxiliar na Academia de Ciências Policiais (ACIPOL) - Moçambique.

 

Vera Lúcia Rangel de Souza

Pós-Doutoranda em Educação (ProPEd/UERJ), sob a supervisão da prof. Maria Isabel R. Ortigão (ago./2021 a set./2022). Doutora em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Especialização lato-sensu em Desempenho Escolar, Universidade Cândido Mendes – UCAM. Especialização lato-sensu em Ensino da Matemática para a Educação Básica, Universidade Castelo Branco – UCB. Possui graduação em Licenciatura em Construção Civil pela Faculdade Bethéncourt da Silva - FABES e Licenciatura em Matemática pela Universidade Castelo Branco, UCB. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro do Ensino Básico - IFRJ, nos Ensinos Médio Técnico de Controle Ambiental e Licenciatura em Matemática. Área de atuação: Educação - avaliação da aprendizagem e institucional, Políticas Públicas de Avaliação; ensino e aprendizagem matemática e formação de professores, ensino e aprendizagem em Desenho Técnico. Projetos na área de Educação Matemática com ênfase em formação do professor de Matemática e ensino e aprendizagem de Matemática.

Carlos Augusto

Professor do Magistério Federal do Colégio Universitário Geraldo Reis (Coluni-UFF). Doutor em Educação pela UERJ (2019) e Mestre em Ensino de Matemática pela UFRJ (2012). Pesquisa nas áreas de avaliação educacional; políticas educacionais de currículo e avaliação; avaliação em larga escala; ensino e aprendizagem em Matemática. Membro do Comitê Editorial da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM (2019 - 2022)

Graciane de Souza Rocha Volotão

Pedagoga - Faculdades Integradas Maria Thereza (2001); Pós Graduação em Supervisão Escolar -UCAM (2004) Pós graduação em Gestão Pública (2015) - UCDB. Subsecretária de Ensino e Apoio Pedagógico na Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de São Gonçalo (2015/2016). Coordenadora Geral de Projetos e Programas na Secretaria Municipal de Educação e Cultura em São João da Barra (2017). Experiência na área de Gestão Pública e Educação. Associada Anped e ABdC. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação ProPed UERJ - Grupo de pesquisa em Políticas de Avaliação, Desigualdades e Educação Matemática. Orientadora Professora Doutora Maria Isabel Ramalho Ortigão - Defesa da dissertação: 06/07/2020.

Renata Leite de Oliveira

Doutoranda em Educação (ProPEd/UERJ, 2021). Mestre em Educação (PPGECC/FEBF/UERJ, 2016). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialista na área da Educação Especial pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal do Rio de Janeiro (SME-RJ) e da Município de Nova Iguaçu.

Guilherme Pereira Stribel

Doutor em Educação (UERJ), Professor da Universidade Estácio de Sá (UNESA). Mediador a distância do Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Fundação CECIERJ). Coordenador do projeto de Extensão "Programa de Formação Continuada: Educação, Violência e Direitos Humanos". Membro da Associação Brasileira de Currículo (ABdC)

Karina Daniel

Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Bolsista de Iniciação Científica – CNPq (2020-2022).

Renan Medeiros

Mestre em Educação (ProPEd/UERJ, 2021). Licenciado em Educação Física pela UFRJ, mestrando do ProPEd –UERJ.  Iniciei minha carreira no magistério em 2009, trabalhando em uma escola particular da cidade de Niterói. Logo em seguida, ingressei como professor de educação física, nas prefeituras do Rio de Janeiro e Magé. Atualmente, atuo na Coordenação de Avaliação da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro - SME-RJ.

Paulo Sérgio Ribeiro da Silva

Doutor em Educação (ProPEd/UERJ, 2022). Mestre em Ensino de Ciências na Amazônia – UEA, Especialista em Ensino de Matematica – UFAM, Professor de Matemática – UEA, Membro do Comitê de Iniciação Cientifica – UEA, Coordenador do Colegiado da Matemática do CESP/UEA e Membro do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas e Avaliação

Geraldo Eustáquio Moreira

Pós-Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (PNPD/Capes: 88887.463536/2019-00, 2020) e Doutor em Educação Matemática – PUCSP (2012), com Estágio Doutoral realizado na Universidade do Minho (UMINHO/PT). Professor Adjunto da Universidade de Brasília - UnB, atuando na Faculdade de Educação e é Professor/Pesquisador da Pós-Graduação, níveis Mestrado e Doutorado, do Programa de Pós-Graduação em Educação (Acadêmico e Profissional), onde desenvolve pesquisas assentadas na Educação Matemática. É líder do Grupo de Pesquisa "Dzeta Investigações em Educação Matemática – DIEM", certificado pela UnB e pelo CNPq.

Maria José Costa dos Santos (Mazzé)

Professora, pesquisadora e orientadora nos programas de pós-graduação em educação - (PPGE/UFC), e Mestrado profissional em ensino de Ciências e Matemática - (ENCIMA/UFC). Desenvolve projetos de pesquisas com bolsistas PIBIC e PIBITI, financiadas pelo CNPq e FUNCAP. É líder do Grupo de Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem- (G-TERCOA/CNPq), Coordenadora da Linha de Pesquisa Educação, Currículo e Ensino (LECE/PPGE), e coordenadora do Programa de Formação de professores da Universidade Federal do Ceará, denominado Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP/COIDEA/EDIEIA), Coordenadora Institucional do PIBID.

Phelipe Martins da Silva

Biólogo formado com dupla habilitação: bacharel pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos - UNIFESO e licenciado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Realizou especialização em Educação Permanente em Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Atualmente é aluno do mestrado acadêmico em Educação (ProPEd) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, bolsista CNPq, atuando na linha de pesquisa “Currículo: sujeitos, conhecimento e cultura”. Exerce a função de Professor Docente I na Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro - SEEDUC/RJ, em efetiva regência do componente curricular de Biologia. Possui registro ativo no Conselho Regional de Biologia da 2ª Região RJ/ES (CRBio-02).

Lorrayne da Silva Olício

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Bolsista IC – CNPq (2018-2019). Bolsista Apoio Técnico – CNPq (2019-2020). Pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI. Pós-graduada em Gestão Escolar (Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção) pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI. Pedagoga (concursada) da UERJ, atuando no Cap-UERJ.

Jessica Machado de Sena e Silva

Graduanda de Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ.  Bolsista de Iniciação Científica – CNPq.

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