Título do Capítulo: Pesquisa em Avaliação Educacional: relações macro micro e perspectivas de insubordinação criativa.
Autores: ORTIGÃO, Maria Isabel R.; AGUILAR JUNIOR, Carlos Augusto.
Páginas do Capítulo: 85-108
Título: Subersão Responsável e Formação de Professores
Editora: Mercado das Letras
Local: Campinas
Ano: 2022
Título do Capítulo:Avaliação da aprendizagem como artefato da práxis na formação docente: potência e fragilidades.
Autores: SILVA, Antonia Alves Pereira.
Páginas do Capítulo: 73-90
Título:Avaliação da aprendizagem como artefato da práxis na formação docente: potência e fragilidades
Editora:CRV
Local: Curitiba
Ano: 2021
Título do Capítulo: Avaliação externa e escola: o Pisa e a ausência de impacto pedagógico
Autores:ORTIGÃO, Maria Isabel R.
Páginas do Capítulo: 33-50
Título:Avaliação Pedagógica: limites e possibilidades
Editora:CRV
Local: Curitiba
Ano: 2021
Título do Capítulo: Resultados Brasilienses no Pisa sobre a Área de Matemática (2006-2018): Concepções Dos Professores
Autores: LIMA, Paulo Vinícius Pereira de; MOREIRA, Geraldo Eustáquio; ORTIGÃO, Maria Isabel R.
Páginas do Capítulo: 190-214
Título: AS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO E SUAS RELAÇÕES COM O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA (Coleção SBEM, volume 16)
Editora: SBEM
Local: Brasília
Ano: 2021
Título do Capítulo: Desempenho de estudantes de Ensino Fundamental de escolas públicas em matemática: o que os dados do Saeb 2017 nos revelam?
Autores: AGUILAR JUNIOR, Carlos Augusto; ORTIGÃO, Maria Isabel R.; SANTOS, Maria José Costa dos
Páginas do Capítulo: 94-109
Título: AS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO E SUAS RELAÇÕES COM O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA (Coleção SBEM, volume 16)
Editora: SBEM
Local: Brasília
Ano: 2021
Título do Capítulo: As ações desenvolvidas por uma escola pública e o desenvolvimento dos estudantes em olimpíadas de Matemática
Autores: TEIXEIRA, Cristina de J.; MOREIRA, Geraldo E.; ORTIGÃO, Maria Isabel R.
Páginas do Capítulo: 71-101
Título: Ensino de Matemática: Estudos e abordagens práticas na Educação Básica e Superior
Editora: PACO Editorial
Local: Jundiaí / São Paulo
Ano: 2020
Título do Capítulo: Trabalho colaborativo: conflito e dialogicidade
Autores: ORTIGÃO, Maria Isabel R.; PEREIRA, Talita V
Páginas do Capítulo: 95-110
Título: Currículo, Política e Cultura: conversas entre Brasil e Portugal
Editora: CRV
Local: Curitiba / Paraná
Ano: 2019
Título do Capítulo: Assessment and Mathematics Education: Possibilities and Challenges of Brazilian Research
Autores: ORTIGÃO, Maria Isabel R.; VIOLA, J. R.; DALTO, J. O.
Páginas do Capítulo: 171-192
Título: Mathematics Education in Brazil – Panorama of Current Research
Editora: Springer International Publishing
Local: New York
Ano: 2018
Título do Capítulo: Avaliação da Educação Básica no Brasil
Autores: ORTIGÃO, Maria Isabel R.
Páginas do Capítulo: 13-30
Título: Educación y Brechas de Equidad en América Latina (Tomos I y II)
Editora: PREAL
Local: Santiago de Chile
Ano: 2006
Título do Capítulo: Avaliação Diagnóstica em Matemática no Ciclo de Alfabetização
Autores: ORTIGÃO, Maria Isabel R.
Páginas do Capítulo: 92-108
Título: Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa
Editora: PREAL
Local: Recife / Pernanbuco
Ano: 2016
Título do Capítulo: Estudo do Funcionamento Diferencial do Item em um instrumento de avaliação do desempenho em matemática
Autores: ORTIGÃO, Maria Isabel R.
Páginas do Capítulo: 67-80
Título: Currículo, formação e avaliação: redes de pesquisa em negociação
Editora: CRV
Local: Curitiba / Paraná
Ano: 2016
Título do Capítulo: Currículo e trabalho colaborativo na escola: indícios de insubordinação criativa nas aulas de matemática
Autores: ORTIGÃO, Maria Isabel R.; FRANGELLA, R
Páginas do Capítulo: 235-256
Título: Vertentes da subversão na produção científica em Educação Matemática
Editora: Mercado das Letras
Local: Campinas / SP
Ano: 2015
Título do Capítulo: Curriculum and collaborative work in schools
Autores: ORTIGÃO, Maria Isabel R.; FRANGELLA, R.
Páginas do Capítulo: 159-170
Título: Creative Insubordination in Brazilian Mathematics Education Research
Editora: Lulu.com
Local: Oxford
Ano: 2015
Título do Capítulo: A política de ação afirmativa na Universidade Federal de Ouro Preto: um estudo da trajetória de estudantes que ingressaram em 2009
Autores: SANTOS, A. P.; ORTIGÃO, Maria Isabel R.
Páginas do Capítulo: 89-114
Título: Novos temas em educação, cultura e comunicação nas periferias urbanas
Editora: Garamond Ltda / FAPERJ
Local: Rio de Janeiro
Ano: 2012
Título do Capítulo: Práticas pedagógicas, linguagens e mídias: uma rede possível
Autores: BERNADO, E.; SILVA, Marco; SOUZA, Maria Inês G. F.; ORTIGÃO, Maria Isabel; MANDARINO, Mônica.
Páginas do Capítulo: 13-25
Título: Práticas Pedagógicas, Linguagem e Mídias / Desafios à Pós-graduação em Educação em suas múltiplas dimensões.
Editora: ANPED
Local: Rio de Janeiro
Ano: 2011
Título do Capítulo: Letramento e Competências Matemáticas: um enfoque sob a perspectiva dos resultados educacionais no PISA 2003
Autores: ORTIGÃO, Maria Isabel R.; Aguiar, Glauco.
Páginas do Capítulo: 46-60
Título: Educação por Competência: teoria e prática para professores e gestores.
Editora: Iglu
Local: São Paulo
Ano: 2010
Título do Capítulo: O ensino de matemática e as avaliações sistêmicas: o desafio de apresentar os resultados a professores
Autora: ORTIGÃO, Maria Isabel R.
Páginas do Capítulo: 630-646
Título: Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente
Coleção: Didática e Prática de Ensino
Editora: Autêntica
Local: Belo Horizonte
Ano: 2010
Título do Capítulo: Currículo de matemática e perfil social do aluno
Autora: ORTIGÃO, Maria Isabel R.
Páginas do Capítulo: 197-215
Título: Educação Matemática pesquisas e perspectivas no ensino fundamental e médio
Editora: Musa
Local: São Paulo
Ano: 2009
Título do Capítulo: Eficacia escolar en Brasil: Investigando prácticas y políticas escolares moderadoras de desigualdades educacionales
Autores: FRANCO, C.; ORTIGÃO, Maria Isabel R.; ALBERNAZ, A.; BONAMINO, A.; Aguiar, Glauco; ALVES, F.; SATYRO, N.
Páginas do Capítulo: 223-249
Título: Educación y Brechas de Equidad en América Latina (Tomos I y II)
Editora: PREAL
Local: Santiago de Chile
Ano: 2006