Capítulos em Livros

Título do Capítulo: Pesquisa em Avaliação Educacional: relações macro micro e perspectivas de insubordinação criativa.

Autores: ORTIGÃO, Maria Isabel R.; AGUILAR JUNIOR, Carlos Augusto. 

Páginas do Capítulo:  85-108

 

Título: Subersão Responsável e Formação de Professores

Editora: Mercado das Letras

Local: Campinas

Ano: 2022

Título do Capítulo:Avaliação da aprendizagem como artefato da práxis na formação docente: potência e fragilidades.

Autores: SILVA, Antonia Alves Pereira.

Páginas do Capítulo:  73-90

 

Título:Avaliação da aprendizagem como artefato da práxis na formação docente: potência e fragilidades

Editora:CRV

Local: Curitiba

Ano: 2021

Título do Capítulo: Avaliação externa e escola: o Pisa e a ausência de impacto pedagógico

Autores:ORTIGÃO, Maria Isabel R.

Páginas do Capítulo:   33-50

 

Título:Avaliação Pedagógica: limites e possibilidades

Editora:CRV

Local: Curitiba

Ano: 2021

Título do Capítulo: Resultados Brasilienses no Pisa sobre a Área de Matemática (2006-2018): Concepções Dos Professores

Autores: LIMA, Paulo Vinícius Pereira de; MOREIRA, Geraldo Eustáquio; ORTIGÃO, Maria Isabel R.

Páginas do Capítulo: 190-214

Título: AS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO E SUAS RELAÇÕES COM O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA (Coleção SBEM, volume 16)

Editora: SBEM

Local: Brasília

Ano: 2021

Título do Capítulo: Desempenho de estudantes de Ensino Fundamental de escolas públicas em matemática: o que os dados do Saeb 2017 nos revelam?

Autores: AGUILAR JUNIOR, Carlos Augusto; ORTIGÃO, Maria Isabel R.; SANTOS, Maria José Costa dos

Páginas do Capítulo: 94-109

Título: AS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO E SUAS RELAÇÕES COM O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA (Coleção SBEM, volume 16)

Editora: SBEM

Local: Brasília

Ano: 2021

Título do Capítulo: As ações desenvolvidas por uma escola pública e o desenvolvimento dos estudantes em olimpíadas de Matemática

Autores: TEIXEIRA, Cristina de J.; MOREIRA, Geraldo E.; ORTIGÃO, Maria Isabel R.

Páginas do Capítulo: 71-101

Título: Ensino de Matemática: Estudos e abordagens práticas na Educação Básica e Superior

Editora: PACO Editorial

Local: Jundiaí / São Paulo

Ano: 2020

Título do Capítulo: Trabalho colaborativo: conflito e dialogicidade

Autores: ORTIGÃO, Maria Isabel R.; PEREIRA, Talita V

Páginas do Capítulo: 95-110

Título: Currículo, Política e Cultura: conversas entre Brasil e Portugal

Editora: CRV

Local: Curitiba / Paraná

Ano: 2019

Título do Capítulo: Assessment and Mathematics Education: Possibilities and Challenges of Brazilian Research

Autores: ORTIGÃO, Maria Isabel R.; VIOLA, J. R.; DALTO, J. O.

Páginas do Capítulo: 171-192

Título: Mathematics Education in Brazil – Panorama of Current Research

Editora: Springer International Publishing

Local: New York

Ano: 2018

Título do Capítulo: Avaliação da Educação Básica no Brasil

Autores: ORTIGÃO, Maria Isabel R.

Páginas do Capítulo: 13-30

Título: Educación y Brechas de Equidad en América Latina (Tomos I y II)

Editora: PREAL

Local: Santiago de Chile

Ano: 2006

Título do Capítulo: Avaliação Diagnóstica em Matemática no Ciclo de Alfabetização

Autores: ORTIGÃO, Maria Isabel R.

Páginas do Capítulo: 92-108

Título: Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa

Editora: PREAL

Local: Recife / Pernanbuco

Ano: 2016

Título do Capítulo: Estudo do Funcionamento Diferencial do Item em um instrumento de avaliação do desempenho em matemática

Autores: ORTIGÃO, Maria Isabel R.

Páginas do Capítulo: 67-80

Título: Currículo, formação e avaliação: redes de pesquisa em negociação

Editora: CRV

Local: Curitiba / Paraná

Ano: 2016

Título do Capítulo: Currículo e trabalho colaborativo na escola: indícios de insubordinação criativa nas aulas de matemática

Autores: ORTIGÃO, Maria Isabel R.; FRANGELLA, R

Páginas do Capítulo: 235-256

Título: Vertentes da subversão na produção científica em Educação Matemática

Editora: Mercado das Letras

Local: Campinas / SP

Ano: 2015

Título do Capítulo: Curriculum and collaborative work in schools

Autores: ORTIGÃO, Maria Isabel R.; FRANGELLA, R.

Páginas do Capítulo: 159-170

Título: Creative Insubordination in Brazilian Mathematics Education Research

Editora: Lulu.com

Local: Oxford

Ano: 2015

Título do Capítulo: A política de ação afirmativa na Universidade Federal de Ouro Preto: um estudo da trajetória de estudantes que ingressaram em 2009

Autores: SANTOS, A. P.; ORTIGÃO, Maria Isabel R.

Páginas do Capítulo: 89-114

Título: Novos temas em educação, cultura e comunicação nas periferias urbanas

Editora: Garamond Ltda / FAPERJ

Local: Rio de Janeiro

Ano: 2012

Título do Capítulo: Práticas pedagógicas, linguagens e mídias: uma rede possível

Autores: BERNADO, E.; SILVA, Marco; SOUZA, Maria Inês G. F.; ORTIGÃO, Maria Isabel; MANDARINO, Mônica.

Páginas do Capítulo: 13-25

Título: Práticas Pedagógicas, Linguagem e Mídias / Desafios à Pós-graduação em Educação em suas múltiplas dimensões.

Editora: ANPED

Local: Rio de Janeiro

Ano: 2011

Título do Capítulo: Letramento e Competências Matemáticas: um enfoque sob a perspectiva dos resultados educacionais no PISA 2003

Autores: ORTIGÃO, Maria Isabel R.; Aguiar, Glauco.

Páginas do Capítulo: 46-60

Título: Educação por Competência: teoria e prática para professores e gestores.

Editora: Iglu

Local: São Paulo

Ano: 2010

Título do Capítulo: O ensino de matemática e as avaliações sistêmicas: o desafio de apresentar os resultados a professores

Autora: ORTIGÃO, Maria Isabel R.

Páginas do Capítulo: 630-646

Título: Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente

Coleção: Didática e Prática de Ensino

Editora: Autêntica

Local: Belo Horizonte

Ano: 2010

Título do Capítulo: Currículo de matemática e perfil social do aluno

Autora: ORTIGÃO, Maria Isabel R.

Páginas do Capítulo: 197-215

Título: Educação Matemática pesquisas e perspectivas no ensino fundamental e médio

Editora: Musa

Local: São Paulo

Ano: 2009

Título do Capítulo: Eficacia escolar en Brasil: Investigando prácticas y políticas escolares moderadoras de desigualdades educacionales

Autores: FRANCO, C.; ORTIGÃO, Maria Isabel R.; ALBERNAZ, A.; BONAMINO, A.; Aguiar, Glauco; ALVES, F.; SATYRO, N.

Páginas do Capítulo: 223-249

Título: Educación y Brechas de Equidad en América Latina (Tomos I y II)

Editora: PREAL

Local: Santiago de Chile

Ano: 2006