Local: Shangai, China (evento Híbrido)
Apresentação do trabalho: PISA – Assessment of Brazilian student’s Mathematical Literacy
Topic Study Group – TSG43: Research and Development in Testing (National and International) in Mathematics Education –
Disponível em: https://www.icme14.org/static/en/index.html?v=16400820459
Palestra proferida de modo remoto a gestores, coordenadores pedagógicos e professores da 4ª Coordenadoria Regional de Educação. Evento promovido pela Gerência de Educação da 4ª CRE da Secretaria Municipal de Educação, Prefeitura da Cidade do Rio De Janeiro
Participação em roda de conversa com a Equipe Escolar da E. E. Thomas Alves e Professores Coordenadores dos Anos Iniciais da Diretoria de Ensino Região de Campinas Leste
O I Respira Avaliação foi um evento 100% online, cujo objetivo foi criar um espaço de discussão colaborativo e interativo sobre avaliação. O evento ocorreu no dia 30 de outubro de 2020 e contou com a presença de renomados pesquisadores nacionais e internacional. Os inscritos assistiram todas as atividades e também leram e realizaram o download de materiais sobre tópicos abordados no evento. Foi possível também interagir nos fóruns de discussão com os demais participantes do evento. Além disso, o evento promoveu um festival de vídeos, cujo tema foi “Processos inovadores de avaliação em matemática”. Os vídeos apresentaram processos/instrumentos avaliativos que promoveram ações transformadoras e que foram capazes de contribuir significativamente para aprimoramento da avaliação escolar.
Pesquisadora brasileira: Maria Isabel ramalho Ortigão
Local: Universidade do Porto
Organização: Programa de Doutoral em Ciências da Educação
Atividade: Conferência “Relações macro e micro na pesquisa em avaliação”
Pesquisadora brasileira: Maria Isabel ramalho Ortigão
Pesquisadores portugueses: António Borralho (U-Évora), Leonor Santos (U-Lisboa), Maria Assunção Flores (U-Minho)
Local: Universidade de Évora / Évora / Portugal
Organização: Programa de Doutoramento em Ciências da Educação
Atividade: Conferência “Avaliação em larga escala e avaliação da aprendizagem – reflexões a partir da experiência brasileira”
Pesquisadora brasileira: Maria Isabel ramalho Ortigão
Local: Universidade de Barcelona / Barcelona / Espanha
Atividade: Comunicação científica – Avaliação e Letramento em matemática no PISA
Financiamento: CAPES-PrInt – Programa Institucional de Internacionalização